Melasma - Qual a melhor maquilhagem?

Melasma: manchas acastanhadas no rosto. Todo e qualquer tipo de alteração de cor da pele do rosto assusta qualquer mulher. E é difícil de tratar.


A sua origem pode ser: hormonal (por exemplo devido à gravidez ou menopausa), medicamentosa (a pilula é um dos medicamentos que pode ao aparecimento das manchas), o uso de cera quentecremes depilatórios, de ferros de passar a roupapranchas e secadores de cabelo, computadorTVtelemóvelluz artificial e uma dieta pobre em ácido fólico

Por estes motivos, é mais comum nas mulheres.
A forma preventiva mais eficaz é o uso de protetor solar (a OMS recomenda o SPF 30 pois está provado cientificamente que não existe qualquer benefício em usar SPF superiores a este, como é o caso dos SPF 50 ou 50+), que deverá ser reaplicado de 2 em 2h quer no verão quer no inverno.

O facto de a luz artificial ser uma causa para o aparecimento do melasma, se trabalha em ambiente de luz artificial deverá reaplicar igualmente o protector solar.

Quanto ao tratamento, vai desde os cremes aclareadores, passando pelos ácidos, peelings, até ao laser. Devem ser feitos apenas no local da mancha e por profissionais especializados ou dermatologistas, preferencialmente no inverno.

Ressalva-se que o uso incorrecto deste produtos pode levar a queimaduras graves e ao aumento da mancha pelo que deve usar apenas os recomendados pelos especialistas. Alguns tratamentos, como os ácidos, só devem ser realizados no inverno e a taxa de sucesso é bastante variável, sendo que na maioria das vezes não é possível a sua remoção completa mas apenas um aclareamento. Além disso, se não mantiver o cuidado diário, a probabilidade da mancha voltar aumenta exponencialmente.

Um cuidado essencial e fundamental é a hidratação. Uma pele bem cuidada e hidratada, é a chave para qualquer solução. Uma pele hidratada tem menor propensão não só a rugas mas também a manchas. Além disso, todos os produtos aclareadores têm ácidos, em maior ou menor concentração, o que irá desidratar e sensibilizar a pele. Deverá reforçar a sua rotina matinal com cremes e seruns que aumentem a hidratação e a gordura da pele, fazendo assim um reforço da barreira de protecção natural da nossa pele. Válido para todos os tipos de pele.

Full Coverage Concealer Flormar 04, Astra Alta Coprenza Concealer 02, Inglot Camouflage Concealer 109, Catrice Camouflage cream Wake Up Effect e Anti-Shadow.

Quanto à maquilhagem mais apropriada, dependerá sempre do tom de pele e do tom mais claro ou mais escuro da mancha. 

Deve optar por correctivos em creme, de alta cobertura e de subtom amarelado à cor mesmo amarela (aqui entra a variação do tom da pele/ mancha). 
Deverá aplicar apenas na zona da mancha, selar com um pouco de pó (um pouco mesmo!!!) e colocar a base do seu tom e subtom por cima. 
A base deve ser aplicada com "pancadinhas" para não mover o correctivo que aplicamos anteriormente. Se necessário, usar um corrector da cor da pele por cima e voltar a selar tudo com pó. 

Todos os produtos devem ser aplicados em camadas finas pois não é a quantidade de produto que fará a diferença mas a sua cor. Opte por usar pincéis pequenos para que consiga delimitar a aplicação do correctivo apenas à zona da mancha. 

Paletas de Corrector DermacolorQuintett e MAC Medium.

Se tiver dúvidas, agende com um maquilhador profissional uma sessão e esclareça todas as dúvidas quanto à forma de aplicação quer ao produto mais indicado para si. 
Todos os produtos deverão ser adequados ao seu tipo de pele.

Encontra os correctivos em creme em parafarmácias, supermercados, lojas de maquilhagem e online. 

Existem individuais, em paletas e dos mais variados preços (imagens acima). 

Deverá levar na carteira um pequeno pincel e o corrector para reaplicar ao longo do dia, principalmente que tem por hábito colocar a mão no rosto. 
A maquilhagem, por muito boa que seja e por muito bem que tenha sido aplicada, até pode ser à prova de água mas não é à prova de "contacto". Logo, de cada vez que tocar na zona da mancha estará a retirar um pouco do produto aplicado.

Espero que vos tenha sido esclarecedor e que vos tenha ajudado.

Não se esqueçam de Gostar, Partilhar e de me Seguirem no Blogue, Facebook e Instagram.

Façam sempre o que vos faz Feliz! :)

Comentários

Mensagens populares