Maquilhagem Peles Maduras - Truques e Dicas para Rejuvenescer

Oi oi :)

Afinal de contas, o que pode ou não uma pele madura usar? E o que é uma pele madura? Ou será matura? Isso é o que vou esclarecer. Venha comigo! :)

Bom, para mim, tanto um termo como o outro é correcto. No entanto, há quem diga que "maduros são os frutos". A verdade é que, na medicina, usa-se "madura" sem receios.

E o que tem de especial esta pele?

Geralmente é uma pele envelhecida, com rugas, zonas de bastante secura (não só desidratadas como alípidas, ou seja, com falta de lípidos) inclusive os olhos, é uma pele acinzentada, sem brilho (matte), com manchas senis (muitas vezes resultante da "junção" de sardas antigas), embora também hajam algumas peles oleosas.

Que cuidados devem ter estas peles?

Estas peles devem ser bastante hidratadas. Quando falo de hidratação, não falo só do uso de cremes mas também da ingestão de água. Não se esqueça que, com a idade, o nosso mecanismo de SOS hidratação, a sede, desaparece. Obrigue-se a beber água para bem da sua saúde e da sua pele.

Além, disso, é necessário verificar se a sua pele não tem falta de lípidos. Se isso acontecer, use um creme mais gorduroso (gordura = lípidos). 


Não se esqueçam de espalhar bem o creme, em especial em todas as rugas.

As esfoliações também são importantes assim como as máscaras nutritivas. Existem variadas opções no mercado mas o tratamento em gabinete, com a sua esteticista, é fundamental.

E qual a melhor maquilhagem?

Neste tipo de pele, mais é menos! Ou seja, deve optar pelo mínimo de maquilhagem. Já explico.

A correcção das peles maduras nunca deverá ser total (irá envelhecer) mas até 50%, pois não iremos tirar rugas, não iremos tirar papos, nem fazer milagres. Iremos, somente, usar a ilusão de óptica ao seu máximo. :)


Se uma pele mais jovem necessita de um primer, nestas peles é fundamental: desde o nutritivo aos de cor, escolha o que melhor se adapta à sua pele.

Quanto à base, dependendo se tem uma pele sem imperfeições, pode ser totalmente dispensável. Se necessitar da base, esqueça as de efeito matte: irá envelhecê-la; opte pelas efeito hidratante (mesmo que a sua pele seja oleosa). Existem bases, que contém ácido hialurónico que vai ajudar a manter a hidratação da pele. Atenção que, se a sua pele for desidratada e usar uma base à base de água, a sua pele irá "beber" a água da sua base e esta ficará às manchas.

Se a sua pele tem manchas, escolha um tom de base intermédio, ou seja, um tom que seja mais escuro do que o tom da sua pele mas mais claro do que a sua mancha.

Se optar por usar base, aplique também nos olhos. Desta forma, poderá não necessitar de corrector.

Se tiver uma pele sem imperfeições, poderá usar apenas o corrector, sendo que este deve ser cremoso e não seco (evite os que são à prova de água/ waterproof).

Em relação ao contorno, evite-o pois, uma vez mais, este irá envelhecê-la. Opte por usar apenas um blush em creme (preferencialmente) e sem brilho: ficará com um ar natural e saudável.

Deve evitar o  mas, a usar, opte pelos HD que são mais finos e espalhe-o muito bem, evitando marcações na zona das olheiras e não rugas. Já o iluminador, não deve ser usado em zonas de rugas.

Pode usar bronzer mas com moderação.

Quanto às sobrancelhas, quanto mais finas, mais a irão envelhecer. Por isso, invista o seu tempo para maquilhar nas suas sobrancelhas.

Quantos aos olhos, evitar sombras com brilho (fazem mais rugas), bem esfumadas e pouco definidas. Use lápis à prova de água (para não borratarem) e sempre selado com sombra. Opte por pestanas postiças individuais às de banda.

Nos lábios, use um lápis delineador da cor da sua boca e no contorno exacto dos seus lábios. Não use cores escuras e frias (castanhos, irão envelhecer) e opte por batons cremosos em tons de rosa, vermelho e glosses (atenção aos cantos para não escorrer).


Resumindo:

Retire a atenção dos seus olhos e rosto (geralmente as zonas com mais rugas) e dirige-a para sua boca.
A vantagem deste tipo de pele é que, com um blush, um baton e uma máscara de pestanas, já está perfeita! :)


Espero que tenha ajudado e que tenham gostado.

Não se esqueçam de subscrever a newslwtter, de me seguir no blogue e de me seguirem nas minhas redes sociais! :)

Façam sempre o que vos faz feliz! :)


Nota: imagens retiradas de google imagens

Comentários

Mensagens populares