Contorno - quando e como o utilizar, segundo cada rosto :)
Oi oi :)
O contorno deve ser utilizado para nos favorecer e não como uma "imitação" de uma famosa ou youtuber. Nesta publicação, vou-vos ensinar alguns truques simples e básicos de como o utilizar a seu favor. Vem daí comigo. :)
Como já referi noutra publicação, o contorno é uma técnica antiga que voltou a ser falada graças a Kim Kardashian. Esta usa sempre maquilhagens muito trabalhadas mas que são simples, ao mesmo tempo.
Mas, é esta técnica igual para toda a gente? Não.
Comecemos então.
No contorno utilizam-se dois tons: um mais claro para realçar e aumentar o que queremos; e uma mais escura para esconder e diminuir o que não gostamos. Atenção, esta técnica utiliza as regras da ilusão de óptica, não há milagres. :)
É na mais escura que nos iremos focar mais.
Então, como devemos contornar?
Comecemos pelos tipos de rosto:
Como verificam, sendo os rostos diferentes, o contorno também tem de ser diferente.
A melhor forma de verificar qual o seu tipo de rosto é prendendo todo o cabelo e, em frente a um espelho, endireitar as costas e o rosto e olhar em frente.
Vamos então a três exemplos:
No rosto comprido, nós queremos "encurtar" o rosto, logo, iremos contornar o queixo e a testa.
No rosto redondo, iremos fazer um 3 desde a testa descendo junto à raiz do cabelo até à mandíbula inferior. Pelo meio, um dos "braços" do 3 passa abaixo da maçã do rosto, e a última estende até ao queixo. Desta forma, iremos "estreitar" o rosto
No rosto triangular, iremos contornar a zona lateral da testa e por cima das maçãs do rosto. Iremos diminuir o aspecto triangular que é mais evidente na zona das maçãs do rosto.
Ou seja, iremos com a cor escura, escurecer as zonas mais salientes do nosso rosto.
Mas vamos a mais alguns truques:
Testa: só deve ser contornada quando, ao colocar 4 dedos entre as sobrancelhas e a raiz do cabelo e estes não sobrepuserem o cabelo.
Maças do rosto: ao contornarem esta zona, deixem sempre 2 dedos de espaço "vazio" entre o nariz e boca e até onde vai o contorno.
Nariz: é o dos mais utilizados e onde se podem cometer mais erros. O contorno do nariz não tem de ser linear mas, por exemplo, se tem o osso proeminente, não deve iluminar por todo mas no topo desse mesmo osso, usar a cor mais escura e no restante a mais clara.
Este contorno é usado para "arrebitar" o nariz. |
Que tipo de produtos devo utilizar?
Líquidos: peles secas e normais.
Creme: secas, normais e mistas.
Pós: todas, em especial oleosas.
Todos os produtos, quer sejam líquidos, cremes ou pós fazem exactamente o mesmo efeito. Aliás, ao usar produtos líquidos ou em creme terão o dobro do trabalho porque terão de utilizar o pó para "assentar" a maquilhagem e prolongar a mesma, além de que torna a pele mais "pesada", devendo ser utilizada só em festas.
E não se esqueçam que Contorno é diferente de Bronzer. No contorno, os tons devem ser mais frios, com fundo acizentado (efeito sombra) enquanto que o bronzer deve ser mais quente (efeito bronzeado).
Espero ter respondido todas as vossas questões, mas não se acanhem em me enviar as vossas dúvidas.
Não se esqueçam de subscrever a minha newsletter e de me seguirem em todas as minhas redes sociais.
Façam sempre o que vos faz feliz! :)
Nota: imagens retiradas de Google.imagens
Comentários
Enviar um comentário