Adeus Rugas!

Toda a mulher sonha ser jovem para sempre: pele lisa, sem imperfeições, sem rugas! Realidade ou utopia? Será mesmo possível reverter os sinais do tempo e das vivências?


Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, disse:

 "não há nada nesta terra, mas mesmo nada, capaz de devolver trinta anos de discussões com o vosso marido e quarenta anos de agressões contínuas por parte do ambiente. Quem quer que vos prometa eliminar magicamente as rugas do vosso rosto, está a mentir. Melhor farão se gastarem esse dinheiro a comprar uma bela garrafa de Pinot Noir."

E quem teria maior interesse em vender cosméticos antirrugas do que a fundadora de uma marca de cosméticos? - uma bela questão, não é verdade. Mas não percamos já esperança... ou percamos!

Anatomia do Envelhecimento


Com a idade nós perdemos 3 coisas essenciais:
  • o colagénio e a elastina, essenciais para a manutenção das fibras e elasticidade da pele
  • tecido da hipoderme, ou seja, gordura, essencial igualmente para a manutenção das nossas formas/ contornos
  • força/ tónus muscular, logo a pele perderá a sua base de sustentação.

Perdendo estas três características, sobram-nos duas soluções: preenchimentos/ botox ou... engordar! Não é à toa que as pessoas mais rechonchudas (adoro este termo, perdoem-me, mas acho super carinhoso, fazendo-me lembrar os bebés :) ) têm menos rugas.

Quanto ao uso de cosméticos com colagénio e elastina na sua composição é deitar dinheiro fora. 
A nossa pele tem uma barreira seletiva e as moléculas de colagénio e de elastina presentes nos cremes/ séruns são demasiado grandes para a conseguirem atravessar. 

A toma de suplementos também já está provado de que de nada serve. O colagénio e a elastina têm de ser produzidos pelo nosso organismo. Para isso, podem comer um pernil de porco ou folhas de gelatina em forma de Panna Cota, tal como sugere Beatrice Mautino no seu livro "As Mentiras da Cosmética".

Um outro tratamento que resulta em termos de tónus da pele, mas não muscular, é a rádio frequência. Mas lembrem-se, não adianta ter a pele esticadinha se, por baixo, temos um músculo flácido.

Radicais Livres


Sabias que de cada vez que inspiras e expiras produzes radicais livres? Pois é, o simples ato de respirar já te envelhece. 
O oxigénio que respiras para produzir energia (ATP), produz como subprodutos água e radicais livres! Logo, o que te dá vida, também é o que te mata. 

Explicação dada, nada podes fazer para impedir a produção de radicais livres.

No entanto, existem dois produtos que ajudam a evitar alguns dos malefícios dos radicais livres na tua pele. Esses produtos são a vitamina C e a vitamina E.
Assim sendo, toca a comer muitos citrinos, frutos secos e abacate. 
Claro que existem cremes e séruns com estes princípios ativos e que podem usar.

Nas extremidades dois cremes com vitamina E e no meio um sérum de vitamina C.

Como cuidados devem ter: não deixar os produtos abertos ou ao sol. São produtos extremamente voláteis pelo que todo o cuidados é pouco ou irão oxidar. As embalagens devem ser sempre bem protegidas da luz pelo que estas nunca podem ser transparentes.

Dermaroller

Estimuladores de fibroblastos através da micro-lesão da pele com umas micro agulhas. Ficou viralizado quando a Kim Kardashian partilhou uma fotografia com a cara cheia de sangue após um destes tratamentos.

Sim, é verdade que a nossa pele tem uma capacidade de regeneração fantástica mas não está provado que este tratamento funcione nas rugas. Está provado que funciona no tratamento de cicatrizes de acne mas cicatrizes não são rugas.

Além disso, as agulhas têm de ter um comprimento mínimo de 2mm e essas agulhas só podem ser usadas por médicos. Como tal, as usadas na estética e em domicilio (com 0,5mm de comprimento) não são de modo algum eficazes pois são demasiado pequenas. 

Resumindo: ou paga a um bom dermatologista/ cirurgião estético ou gaste esse dinheiro noutras coisas.

Genética


Essa coisa boa ou má. Aqui, é bastante má e nada há a fazer. A não ser um cirurgia estética.

Mitos e Modas


Péptidos, ouro, óleos essenciais. Tudo mitos e modas que só a farão gastar dinheiro.
Os péptidos tal como o colagénio, não consegue atravessar a barreira da pele.
O ouro e os óleos essenciais são demasiado irritantes para a nossa pele e não têm qualquer prova de que funcionem, em especial o ouro!

Detox, natural, antirrugas. Saber ler a lista de ingredientes e perceber como cada ingrediente se comporta é de extrema importância.



E o que realmente funciona?

  • Engordar: não, não estava a brincar. Funciona mesmo pois iremos renovar a gordura da hipoderme, preenchendo os espaços que foram perdidos com a idade (nem tudo é mau no engordar :) depois digam que não sou amiga e não vos dou belas desculpas para comerem aquele docinho maravilhoso).

  • Esfoliar a pele: com a idade a nossa pele não fica mais grossa. Com a idade a nossa pele produz mais queratina e mais células mortas que precisam de ser removidas ou então ir-se-ão acumular nas pregas cutâneas. Pregas essas que formarão: rugas! Por isso, toca a esfoliar essa pele ou com produtos químicos (séruns ou tónicos esfoliantes) ou que produtos mecânicos (gel, creme com esferinhas que ao massajarmos irão remover essas células mortas). A frequência dependerá do vosso tipo de pele ou da necessidade da vossa pele.
À esquerda um esfoliante mecânico e à direita um esfoliante químico.

  • Retinóis: pois é, estes meninos são fantásticos mas... (há sempre um "mas", lamento) são extremamente sensibilizantes da pele, pois fazem (imaginem só) uma esfoliação muito profunda e agressiva da pele. Devem aplicá-los à noite e, durante o dia, usar protetor solar que deverá ser renovado de 2 em 2 horas!

  • Ácido Hialurónico: Oh yeh (senti-me assim adolescente de repente, perdoem-me!), funciona. Mas, e o que é o ácido hialurónico? Nada mais do que uma molécula capaz de reter 1000 vezes o seu tamanho em água (olha a hidratação outra vez!)! Logo, "incha" e preenche a zona onde está porque ocupa mais espaço. É de efeito temporário daí se ter de usar com frequência diária ou bi-diária.

  • Protetor solar: opiniões à parte (e a minha é bastante polémica), está provado que o sol envelhece a pele. Precisamos do sol a hora decentes e não em hora maléficas. Eu explico, o sol das 11 as 17h é extremamente prejudicial para a nossa pele. No entanto, 15min por dia às 12h nem sabe o bem que lhe fazia! nas restantes horas, saia da sombra e seja feliz! O protetor solar basta ter SPF 30 (está mais do que provado cientificamente) e deve ser renovado de 2 em 2 horas (é importante reforçar esta ideia!). 
  • Prevenção: este é o melhor antirrugas de todos. Trate a sua pele desde sempre e não apenas depois das rugas surgirem. Aí já pouco haverá a fazer.

  • Bom diagnóstico de necessidades: não adianta usar retinóis ou esfoliar a vossa pele se ela estiver esfomeada. Ou seja, se não lhe derem "comidinha" (entenda-se hidratação ou gordura, consoante o tipo de pele) jamais se livrarão das rugas. E é dificil fazer compreender as pessoas que é preciso equilibras e hidratar a pele antes de qualquer outra coisa.
E pronto, aqui têm toda a verdade sobre os cremes antirrugas, sobre os tratamentos que vos prometem a beleza jovial eterna. Não há milagres.

Espero ter-vos ajudado.

Deixem nos comentários dúvidas, sugestões ou as vossas experiências: todos aprendemos.

Não se esqueçam de Gostar, Partilhar com as amigas e de me Seguirem aqui no Blog, no Facebook e no Instagram!

Sejam felizes! :)

Comentários

Mensagens populares