Dúvidas mais frequentes

Num inquérito realizado online sobre as maiores dúvidas na hora da maquilhagem, dois temas se destacaram: saber realizar um eyeliner/ delineado perfeito e saber fazer a trilogia contorno/ bronzer e iluminador no ponto. 



Apesar de não haver uma maquilhagem bonita sem ter uma pele bonita, nenhum dos entrevistados escolheu a opção “pele perfeita”. E não é incomum, muito pelo contrário, vermos maquilhagens em que falhou toda a correção de pele e olheiras mas as pessoas só se concentram se o eyeliner está lá, se o cut crease é bem visível ou se as pestanas falsas (que 90% das pessoas nem se apercebe que lá estão) existem ou não. 
Este estudo também permitiu comprovar que uma pele bem corrigida continua a não ser valorizada: entre uma maquilhagem onde apenas se fez correção de pele e noutra onde esta falhou mas o trabalho de olhos foi realizado, 70% das pessoas que responderam ao inquérito preferiram a segunda opção.




Mesmo na hora da realização de uma maquilhagem profissional, uma das maiores queixas das profissionais encontra-se neste aspeto. As maquilhagens ditas “simples” são desvalorizadas embora dêem tanto ou mais trabalho do que as restantes: na maioria dos casos a diferença está apenas presente na cor das sombras escolhidas. Então, uma maquilhagem “simples” pode igualmente demorar uma hora a ser realizada? Sim, pode. 



Numa pele acneica, por exemplo, em que temos não só as borbulhas atuais como as marcas das anteriores para correção, a maquilhagem chega facilmente a demorar uma hora só na correção da pele de forma a ficar o mais natural possível. 

Fotografia: www.pedrocouto.pt


Outra questão prende-se com as rugas: a maquilhagem não tira rugas. Quem tira rugas é o Photoshop, os filtros ou o cirurgião plástico. Não existe maquilhagem que diminui rugas. Toda e qualquer maquilhagem usada numa ruga irá acentuá-la, por muito que a base/ corretor seja fino. Existem técnicas que simulam a diminuição da ruga mas a ruga continuará lá e continuará a notar-se. “ai mas na internet eu vi… “ – tem o efeito das luzes, da camara e de toda a edição de fotografia. “Ai mas eu vi em vídeo…” – existem filtros para vídeo que são usados na hora da filmagem. Aliás, ainda há pouco tempo uma maquilhadora internacional bem conhecida viu-se envolvida num escândalo por precisamente usar este tipo de filtros nos seus vídeos no YouTube. 



Continuando no âmbito do “que não se note”, a maquilhagem notar-se-à sempre. Mais forte ou mais simples, notar-se-à sempre. Assim como a alta cobertura: quanto mais cobertura quiser numa base ou num corretor, mais se irá notar que tem maquilhagem. Logo, se tem umas olheiras muito profundas, por mais que use técnicas de correção corretas, ir-se-â notar mais ou menos consoante o nível de correção pretendido. Ou seja, se quiser uma cobertura total, entre primer, corretor colorido, corretor tom da pele e pó, já vamos em quatro produtos. Se a isto somarmos que teremos de fazer a correção por camadas… e se tiver imperfeições ou rugas, não será de todo fácil ficar “natural”. 



Outra questão que muita gente ignora é que as maquilhagens postadas nas redes sociais são muitas vezes realizadas em modelos que nunca se mexem durante toda a maquilhagem e que foram propositadamente escolhidas porque têm o tipo de rosto, olhos ou boca pretendidos para aquela situação. 

Fotografia: www.pedrocouto.pt


Maquilhagem exige pesquisa, treino e produtos recomendados individualmente assim como técnicas adequadas a cada pessoa. O contorno não pode ser usado por toda a gente, o baton vermelho X não fica bem a toda a gente. Somos seres diferentes pelo que as nossas necessidades são diferentes. Não só o tom do produto importa mas, tal como na base, o subtom será uma peça fundamental no resultado final. A harmonia entre o tom quente das sombras e o tom quente do baton e do blush, criarão uma harmonia subtil mas fundamental.

Se desejarem realizar uma sessão de retrato comigo, basta me contactarem por aqui.


Não se esqueçam de Gostar, Partilhar e de me Seguirem aqui, no Facebook e no Instragram.

Sejam felizes! :)

Comentários

Mensagens populares