Óleos para cada tipo de pele segundo a Ayurveda

É cada vez mais comum e popular o uso de óleos para hidratar o rosto e corpo. Mas a verdade é que o óleo que funciona para si, pode não ser o ideal para mim. Neste artigo, vou adaptar os óleos aos tipos de pele segundo a Ayurveda.

Resultado de imagem para óleos ayurveda
A Ayurveda é um tipo de medicina que tem como base o conhecimento da vida e por lema "coloca no teu corpo o que colocarias na tua boca". É a medicina oficial da Índia e compreende 7 áreas como a Massagem, a Estética, a Cirurgia, a Nutrição entre outras. Não tenho formação nas 7 áreas mas tenho na área da Massagem e Estética e é baseado nessas formações que faço este artigo.

                                Resultado de imagem para ayurveda

Um pilar básico da Ayurveda é a divisão e caraterização das pessoas por Doshas: Vata, Kapha e Pitta. Não entrarei em pormenores mas farei uma breve descrição de cada um. Por toda a internet encontram testes que vos permitem decobrir qual o vosso dosha dominante. Porque dominante? porque todos temos os 3 Doshas mas há sempre 1 mais presente (pode ir até 2). No meu caso, eu sou Vata e Pitta, com uma luta diária entre ambos. Se não fosse assim não seria eu! :)

Resultado de imagem para doshas e tipos de pele

Vata: cria. Ligado ao ar e éter. Pessoas geralmente muito magras, pele seca e fria, nervosos, doentes neurológicos, inseguros. Predomina nos idosos.

Pitta: executa. Ligado ao fogo e à água. Pessoas de estatura média, temperatura do corpo elevada, políticos, eloquentes a falar, organizados. Pele quente e oleosa. Predomina na adolescência.

Kapha: investe. Ligado à terra e água. Pessoas de estatura baixa, excesso de peso, temperatura do corpo fria, serenos, generosos.Pele oleosa e fria.  Predomina nos bebés.

Resultado de imagem para doshas e tipos de pele
tabela retirada do centropranayama

Tendo em conta estas características, os óleos a utilizar não podem ser os mesmos em todas as peles. Ou seja, o óleo de amêndoas pode ser muito tolerado num tipo de pele e noutro tipo ser muito prejudicial.
E então, que óleo devo usar?

Vata: óleo de sésamo, ghee, água de rosas, mel.

Pitta: óleo de coco ou de girassol, aloe vera (2 partes para 1 se quiserem misturar).

Kapha: óleo de mostarda e óleo de amêndoas (podem misturar em partes iguais).

A água de rosas (sem cor e sem cheiro intenso) é o melhor tónico para todos os tipos de pele, conferindo hidratação e acalmando a pele.

Resultado de imagem para rasayana

Bom, se vos despertei curiosidade, objetivo atingido.

Pesquisem bem qual o vosso Dosha, adaptem o que leram ao vosso tipo de pele e façam escolhas. Convém ressalvar que o nosso Dosha dominante pode variar de dia para dia. São um estado de espírito e não uma característica fixa.

Dúvidas? Deixem-nas nos comentários. :)

Não se esqueçam de Gostar, Partilhar e de me Seguirem no Facebook e no Instagram.

Façam sempre o que vos faz feliz!



Comentários

Mensagens populares