Peles Negras - Cuidados de Rosto e Dicas de Maquilhagem

Oi oi :)

A pele negra, tal como a branca, precisa de cuidados e a sua maquilhagem não é mais simples do que a branca. Para vos ajudar neste tema, vou-vos falar deste tipo de pele, dos cuidados a ter e dar-vos algumas dicas na hora da maquilhagem. :)

Além do excesso de melanina (protector natural da pele e minimizador do fotoenvelhecimento e do aparecimento de cancro da pele), a pele negra têm fibroblasto (responsáveis pela formação de colagénio) mais activos, fazendo com que a sua pele seja mais firme e elástica.

No entanto, este tipo de pele tem mais tendência para manchas, foliculite (pele mais grossa) e excesso de produção de sebo (logo, acne). Sendo assim, os cuidados de rosto diários não podem ser negligenciados.

Cuidados Diários

Em primeiro lugar, devem usar produtos para pele oleosa. Os produtos são os mesmo da pele branca. Não esquecer do leite e do tónico para além do creme hidratante matificante, de forma a manter o rosto livre de oleosidade (2x/ dia).

Em relação às manchas, devem consultar um profissional na hora de usar produtos com ácidos pois, o uso incorrecto, poderá levar a uma pele acinzentada.

As esfoliações (1 a 2 x/ semana) e as máscaras (1x/ semana) também não devem ser esquecidas.

Se se expuser muito ou muito tempo ao sol, não descuide o protector solar. Não é por ter mais melalina que não precisa de protecção em especial nos horários mais críticos de sol.

Maquilhagem

Deve escolher sempre um primer matificante e, se tiver poros abertos, que os disfarce também. Este passo é importante para manter a pele livre da oleosidade e brilho naturais nesta pele.

Na escolha da base, o processo de escolha do tom da base é igual ao da pele branca, devendo optar por subtons quentes (amarelos/ laranjas) de forma a equilibrar o tom e as manchas da pele. Deve ser oil-free e não comodogénica (não obstrui os poros).

Nos correctores, opte por tons amarelados ou beje escuros. Desta forma, esconderá melhor as olheiras escuras típicas e frequentes.


Como blush, opte por tons terracota, acastanhados, vermelhos, bordeaux ou rosa velhos. Tons claros vão ficar esquisitos e acizentados.

O iluminador que melhor realça este tipo de pele é o dourado/ acastanhado.

No baton, uma vez mais, cuidado com os tons mais claros e alaranjados. Os tons rosados e vermelhos  fechados são os que mais favorecem este tipo de pele. Os "nudes" neste tipo de pele são os castanhos rosados.


Em sombras, qualquer cintilante fica bem neste tipo de pele: das cores quentes às frias, brinque e arrisque nas cores. Os clássicos dourado, bronze e bejes, nunca falham. Numa maquilhagem mais arrojada, o verde-esmeralda, azul ou roxo ficam lindíssimos.


O delineador azul ou beringela ficam a matar neste tipo de pele, sem esquecer o típico preto.


Espero que vos tenha ajudado e que tenham gostado.

Não se esqueçam de Gostar, Partilhar e de me Seguirem no Facebook e Instagram.

Façam sempre o que vos faz feliz! :)

Comentários

Mensagens populares