segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ida à nutricionista - estamos assim tão saudáveis?

Oi i :)

Quem já pensou que é totalmente saudável, dentro dos padrões da medicina? Eu pensava que sim: IMC normal, peso normal, etc. O problema foi quando a nutricionista me avaliou a fundo...

Devido à profissão e à preguiça (tenho de ser sincera), tinha os valores de massa gorda no triplo do que seria de esperar na minha idade, assim como os valores da gordura visceral (abdominal). Neste dois campos, fui considerada Obesa! Sim, obesa.

Como tal, isto foi um despertar para mudanças de hábitos: iniciei as caminhadas (eu e o ginásio não somos lá muito chegados) e adaptei algumas coisas na minha alimentação.



Como o meu objectivo não é perder peso (embora também vá acontecer por consequência) e é ter uma mudança lenta, gradual, saudável e que seja definitiva (o que não acontece com dietas drásticas), a minha alimentação não mudou muito:

- troquei a manteiga normal pela de amendoim (imagem acima),

- comecei a beber ainda mais água do que a que bebia antes,

- fritos 1X/ semana,

- sempre salada ou legumes a ocupar meio prato principal,

- caminhadas diárias (sempre que o tempo permite),

- introdução de sementes (misturado com iogurte natural sólido, que sacia mais do que o liquido) no lanche (girassol, chia, amêndoas, aveia) em substituição do pão,

- pão nunca o branco (sementes, integral, centeio, ...)

- as frutas sempre fizeram parte da minha alimentação.


Resultado? Em 1 mês perdi 2 kg (o fisiologicamente saudável) e perdi volume abdominal. :)

Nunca passei fome, só escolho melhor o que como e não custou nada fazê-lo. 

É muito importante que não queiram perder todo o excesso de peso/ gordura de um dia para o outro. Não é saudável (o nosso cérebro é quem mais se queixa pois precisa de glicose para ter um normal funcionamento) e não se mantém por muito tempo.

Quando fazemos uma dieta gradual e lenta, o nosso corpo tem tempo para se adaptar ao novo regime alimentar e consegue manter todas as funções e acções fundamentais normais.

Comer no máximo de 3 em 3h, fazer actividade física, incluir bastantes legumes no seu prato, beber 2l de água/dia, é tudo o que precisa para ter uma perda de peso e de massa gorda gradual e de forma saudável.


Continuei a comer as minhas batatas, o meu arroz e a minha massa normalmente. Só controlei a quantidade: se tenho muitos legumes, não preciso de tantos hidratos.

Faça dieta pela sua saúde e não porque está na moda. Sinta-se bem e seja saudável! Não seja escrava do "photoshop"! :)

Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil.

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Façam sempre o que vos faz feliz! :)



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