quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Podologia - O que é?

Oi oi :)

Hoje esclareço-vos uma dúvida muito comum e que se prende com uma das minhas "profissões": Podologia - O que é?

Podologia - Parte das ciências da saúde que tem como objectivo o estudo do pé, tanto em estática como em dinâmica, diagnóstico, investigação, prevenção e tratamento das patologias dos pés.




Qual a diferença entre Podologista e Pedicure?

Pedicure/calistas, são profissionais responsáveis pelos cuidados com os pés e unhas, fazendo tratamentos locais e superficiais de forma a embelezar o pé.

Podologistas são técnicos de saúde especializados nas podopatologias (doenças dos pés) que tratam dos problemas dos pés por uma óptica clínica buscando a causa e o controlo das patologias.

É necessário atenção pois muitos pedicures se autodenominam Podólogos sem

Áreas de Intervenção

Alterações do pé da criança (Podologia Pediátrica):

Na criança é muito importante assegurar um crescimento correcto e evitar problemas posteriores a nível da biomecânica óssea e articular repercutindo-se na marcha.


Alterações do pé do idoso (Podogeriatria):

Todos sabemos que o envelhecimento é um mecanismo contínuo a quem ninguém foge, mas podemos remediar com prevenção e profissionalismo. Não é de esquecer que uns dos problemas que mais atinge o idoso, além dos calos são as unhas grossas, que provocam dores enormes mesmo estando deitados na cama.

Pé do desportista:

Um mau apoio do pé pode trazer consequências catastróficas para um atleta. Um estudo biomecânico ajuda a melhorar não só as qualidades desportivas como também previne o futuro.

Pé de risco:

Entre outras patologias, no pé diabético os problemas metabólicos podem trazer patologias a nível da sensibilidade. Esta patologia pode desencadear úlceras e se não existir um tratamento eficaz poderá acabar muitas vezes em amputação do pé.

Pé do trabalhador:

O rendimento laboral de um trabalhador depende em muito da sua condição de saúde. O facto de existir cansaço nas pernas ou pés poderá influenciar o desempenho do seu profissionalismo. Sabemos, porém, que o facto de existir um simples “calo” pode acarretar problemas físicos e psíquicos.

                                     

Outras patologias:

Tais como Paramiloidose (doenças dos pezinhos), doenças vasculares, mau posicionamento do pé, alterações da dinâmica, dor, alterações da pele, alterações das unhas, etc.

Exemplos de patologias possíveis:

Alterações na marcha e do pé; Pé plano / cavo; Dores ou cansaço nos pés; Heterometrias ou diferença de comprimentos das pernas com deformidade da coluna; Joanetes; Verrugas; Úlceras / Feridas; Unhas encravadas (Onicocriptose); Unhas grossas (Onicogrifose); Micoses de unha ou pele; Pele seca e descamativa; Calosidades;Problemas biomecãnicos do pé; Aplicação de suportes plantares e ortóteses digitais.

Podologia desempenha hoje um dos papéis mais importantes na nossa sociedade a nível da prevenção, diagnóstico e tratamento, desta forma disponibilizamos os nossos serviços na procura do bem estar e saúde, em prol da comunidade.

Espero que vos tenhas esclarecido todas as vossas dúvidas.

Para marcações, basta ir a contactos. :)

Não se esqueçam de fazer Gosto, de subscrever o Blogue e de me seguirem tanto no blogue como nas minhas redes sociais.

Façam sempre o que vos faz feliz! :)



Nota: imagens retiradas do Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário