Contorno - quando e como o utilizar, segundo cada rosto :)

Oi oi :)

O contorno deve ser utilizado para nos favorecer e não como uma "imitação" de uma famosa ou youtuber. Nesta publicação, vou-vos ensinar alguns truques simples e básicos de como o utilizar a seu favor. Vem daí comigo. :)

Como já referi noutra publicação, o contorno é uma técnica antiga que voltou a ser falada graças a Kim Kardashian. Esta usa sempre maquilhagens muito trabalhadas mas que são simples, ao mesmo tempo.

Mas, é esta técnica igual para toda a gente? Não. 

Comecemos então.

No contorno utilizam-se dois tons: um mais claro para realçar e aumentar o que queremos; e uma mais escura para esconder e diminuir o que não gostamos. Atenção, esta técnica utiliza as regras da ilusão de óptica, não há milagres. :)
É na mais escura que nos iremos focar mais.

Então, como devemos contornar?

Comecemos pelos tipos de rosto:


Como verificam, sendo os rostos diferentes, o contorno também tem de ser diferente.
A melhor forma de verificar qual o seu tipo de rosto é prendendo todo o cabelo e, em frente a um espelho, endireitar as costas e o rosto e olhar em frente.

Vamos então a três exemplos:

No rosto comprido, nós queremos "encurtar" o rosto, logo, iremos contornar o queixo e a testa.

No rosto redondo, iremos fazer um 3 desde a testa descendo junto à raiz do cabelo até à mandíbula inferior. Pelo meio, um dos "braços" do 3 passa abaixo da maçã do rosto, e a última estende até ao queixo. Desta forma, iremos "estreitar" o rosto

No rosto triangular, iremos contornar a zona lateral da testa e por cima das maçãs do rosto. Iremos diminuir o aspecto triangular que é mais evidente na zona das maçãs do rosto.

Ou seja, iremos com a cor escura, escurecer as zonas mais salientes do nosso rosto.

  


Mas vamos a mais alguns truques:

Testa: só deve ser contornada quando, ao colocar 4 dedos entre as sobrancelhas e a raiz do cabelo e estes não sobrepuserem o cabelo.

Maças do rosto: ao contornarem esta zona, deixem sempre 2 dedos de espaço "vazio" entre o nariz e boca e até onde vai o contorno.

Nariz: é o dos mais utilizados e onde se podem cometer mais erros. O contorno do nariz não tem de ser linear mas, por exemplo, se tem o osso proeminente, não deve iluminar por todo mas no topo desse mesmo osso, usar a cor mais escura e no restante a mais clara.

Este contorno é usado para "arrebitar" o nariz.

Que tipo de produtos devo utilizar?

Líquidos: peles secas e normais.

Creme: secas, normais e mistas.

Pós: todas, em especial oleosas.

Todos os produtos, quer sejam líquidos, cremes ou pós fazem exactamente o mesmo efeito. Aliás, ao usar produtos líquidos ou em creme terão o dobro do trabalho porque terão de utilizar o pó para "assentar" a maquilhagem e prolongar a mesma, além de que torna a pele mais "pesada", devendo ser utilizada só em festas.

E não se esqueçam que Contorno é diferente de Bronzer. No contorno, os tons devem ser mais frios, com fundo acizentado (efeito sombra) enquanto que o bronzer deve ser mais quente (efeito bronzeado).

Espero ter respondido  todas as vossas questões, mas não se acanhem em me enviar as vossas dúvidas.

Não se esqueçam de subscrever a minha newsletter e de me seguirem em todas as minhas redes sociais.

Façam sempre o que vos faz feliz! :)

Nota: imagens retiradas de Google.imagens



Comentários

Mensagens populares